sábado, 26 de abril de 2008

2º Encontro... Estratégia de trabalho.

A dinâmica utilizada neste dia foi dividir a turma em Turma A (TA) e Turma B (TB), a TA desenvolveu as atividades no laboratório D e a TB no laboratório C. Foi corrido, mas conseguimos contemplar a proposta deste dia. A estratégia de trabalho partiu da adoção de um aluno por outro, ou seja, aquele que possuía conhecimento em informática básica adotava um que não tinha este conhecimento. Assim, foi possível ajudar alguns alunos a conhecer algumas ferramentas e explorá-las com apoio direto do colega. Este trabalho coletivo proporcionou um contato maior entre os participantes e possibilitou um maior envolvimento na atividade.

A proposta deste dia foi trabalhar o nivelamento em aplicativos básicos do sistema operacional disponível nos computadores do Laboratório de Informática da Faculdade Santa Izildinha.

Inicialmente retomamos o conceito do S.O. Windows para familiarização.

Minha maior preocupação era não transformar aquele momento em "aula de informática", sendo este encontro precioso para todos nós.

Nesta atividade, a palavra do dia era "fuçar/vasculhar/investigar" sem intencionalidade as potencialidades do programa.


Em um segundo momento, numa ação prescrita, a dupla de alunos foi dividida, cada aluna ficou em um computador, porém, o objetivo da junção da mesma se manteve.

A partir desta imagem abaixo escolhida na Revista Escola - Edição 209 de Fevereiro/2008


As alunas tinham que observar e analisar esta imagem na intenção de entender como é estabelecido a relação da criança com a escola? Que "elemento" a aluna poderia colocar neste ambiente que favoreceria esta relação?

A partir deste questionamento, as alunas utilizaram o aplicativo Paint para representação do seu entendimento a apartir da análise. Neste processo, as alunas utilizávam as ferramentos para expressar seu pensamento conforme sua necessidade, descobriram que a coordenação motora é algo que se torna um agravante para representar suas idéias em forma de desenho, descobriram também que a informação adquirida através de seus colegas de sala são preciosas para maior aprofundamento na exploração do aplicativo. Trabalharam por quase uma hora nesta atividade.

Eu, como professora, quase fiquei louca, era um sobe e desce de escadas para atender as solicitações das alunas e tentar estar em dois lugares ao mesmo tempo. Missão quase impossível, mas com o tempo cronometrado e a colaboração das alunas foi possível dar andamento ao trabalho, mas concluo que é necessário ter no mínimo um monitor/estagiário em cada sala.

Finalizando a atividade, as alunas registraram suas impressões deste encontro no aplicativo word, assim também foi possível maior familiarização com o teclado e formatação de texto.

Nenhum comentário: