sexta-feira, 27 de junho de 2008

Pedagogia de Projetos e Integração das Mídias

Prezadas alunas a partir desta mensagem estaremos iniciando nossas discussões sobre o texto Pedagogia de Projetos e Integração das Mídias (Bette Prado) http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2003/ppm/tetxt1.htm

Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. E, portanto, o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações – que tem como centro do processo a atuação do professor –, para criar situações de aprendizagem cujo foco incide sobre as relações que se estabelecem neste processo, cabendo ao professor realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo, a partir das relações criadas nessas situações.

Diante deste fato, qual a sua opinião sobre a formação atual dos professores atuantes nas escolas pública e particular. Existe diferença? Será que os professores tem condições de criar situações de aprendizagem para os alunos?

Dê sua opinião respondendo a lista de discussão em seu email e também publique sua resposta no link COMENTÁRIOS nesta página.

4 comentários:

Anônimo disse...

NA MINHA OPINIÃO A SITUAÇÃO DO PROFESSOR ATUAL É COMPLICADA POIS ELE APRENDE UMA PEDAGOGIA CONSTRUTIVISTA, REFLEXIVA, MAS QUANDO ESTA NO SEU AMBIENTE DE TRABALHO ELE É OBRIGADO A APLICAR A PEDAGOGIA DE ACORDO COM SISTEMA DA ESCOLA, SEJA ELA PUBLICA OU PRIVADA, LOGO,AS ESCOLAS NÃO PASSAM DE UMA EMPRESA, QUE DEVEM SER PRODUTIVAS ECONOMICAMENTE E POUCOS SÃO OS PROFESSORES QUE APLICAM SUA METODOLOGIA CONFORME O QUE APRENDEM NOSEU CURSO SUPERIOR.
DENTRO DA NOSSA FACULDADE TEMOS PROFISSIONAIS QUE PREGAM UMA PEDAGOGIA E APLICAM OUTRA, SE O ALUNO NÃO TIVER VISÃO PRÓPRIA, DENTRO DO QUE ESTA APRENDENDO ELE VAI SAIR DA FACULDADE PERDIDO POR ESTE MOTIVO A EDUCAÇÃO DEVE SER REVISTA E MUDADA, O PROFESSOR TEM POR OBRIGAÇÃO ESTAR SEMPRE EM CONSTANTE APRENDIZADO PARA FORMAR CIDADÃOS, CAPAZ DE VOTAR, DE LUTAR POR SEUS DIREITOS E SABER SEUS DEVERES.

Anônimo disse...

PARA SER PROFESSOR É NECESSARIO AMAR A PROFISSÃO ,DEVE-SE TRABALHAR DE ACORDO COM O MEIO SOCIAL,SE TIVER MATERIAL DIDÁTICO OTIMO MAS COMO NA MAIORIA DAS VEZES, É NO IMPROVISO AI O PROFESSOR TEM QUE POR EM PRATICA SUA CRIATIVIDA PARA PROPORCIONAR AO ALUNO UM ENSINO DE QUALIDADE SENDO INTERMEDIARIO NAS ATIVIDADES LEVANDO O ALUNO A UMA APRENDIZAGEM REFLEXIVA E CONSTRUTIVISTA, POIS ESTA É A NOSSA PROSPOSTA ATUAL .

Anônimo disse...

A formação oportuniza o professor não só o saber em sala de aula. Ele precisa conhecer as questões educação, as diversas práticas analisadas na perspectiva histórico, sócio-cultural. E ainda, precisa conhecer os desenvolvimento do seu aluno nos seus múltiplos aspectos: afetivo, cognitivo, e social, bem como refletir criticamente sobre seu papel diante de seus alunos e da sociedade.

Munido desses saberes elementares, os frutos serão colhidos no ambiente de sala de aula ou fora dele.

Este artigo trará a respeito da formação do professor. Apesar das várias propostas existentes no âmbito da Educação, percebe-se que os resultados continuam insatisfatórios, o que demonstra a necessidade de mudanças.
Nesse aspecto, o professor torna-se um dos principais protagonistas dessa mudança, portanto, sua formação e sua prática têm sido motivo de estudos

Anônimo disse...

É extremamente importante uma formação continuada do professor para que ele atenda as reais necessidades de seus alunos e da intituição escolar em que se insere, uma vez que vivemos numa era globalizada e direcionada pelo uso do computador. O mesmo exige uma série de conhecimentos operacionais e intrucionais por parte do professor que fará dele um auxílio em suas aulas, visando o enriquecimento de seu trabalho pedagógico.
Ainda ressalto a importância do professor, pois ele é fundamental para direcionar todas as informações que o aluno recebe via internet e dos meios de comunicação em massa de uma forma geral, integrando de fato os saberes e todas as redes do conhecimento.